Regressar a ESTREMOZ - O Futuro é hoje

ESTREMOZ - O Futuro é Hoje
Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2006

O Natal Português

Presépios de colecções particulares
Ilustrações de alunos das Escolas do Concelho
Aguarelas de autores portugueses
 
No Centro Cultural Dr. Marques Crespo em Estremoz, de 19 de Dezembro a 31 de Janeiro de 2007 (de terça-feira a sábado, entre as 9 e as 12,30 horas e entre as 14 e as 17,30 horas)
 
Organização da AFA e Apoio da CME
 
O NATAL PORTUGUÊS
 
É o tema integrador de quatro exposições, que de 19 de Dezembro a 31 de Janeiro, estarão patentes ao público no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz.
 
As Exposições são:
- O Natal visto pelas crianças do Agrupamento de Escolas do Concelho de Estremoz.
- Ilustrações de Poemas de Natal pelos alunos de Artes da Escola Secundária de Estremoz.
- Reproduções de aguarelas de aspectos profanos do Natal Português.
- Presépios de colecções particulares estremocenses.
 
Sobre estas exposições, convém tecer algumas considerações. Assim:
 
O Natal visto pelas crianças do Agrupamento de Escolas do Concelho de Estremoz
Trata-se de uma exposição integrada por cerca de 400 trabalhos de crianças dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º ciclo do Concelho de Estremoz. É o imaginário infantil a dar-nos uma visão multifacetada do que é o Natal, manifestada plasticamente sob a forma de desenhos, pinturas, colagens e construções.
Esta exposição não teria sido possível sem a colaboração do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas do Concelho de Estremoz, bem como dos Professores dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo do Concelho, os quais em boa hora corresponderam ao convite que lhes foi formulado pela Associação Filatélica Alentejana, no sentido de disponibilizarem os trabalhos dos seus alunos com vista a uma exposição de temática Natal. A resposta ao nosso convite ultrapassou as nossas expectativas e é um bom augúrio no sentido de abrir caminho à cooperação em termos exposicionais entre a Associação Filatélica Alentejana e as Escolas do nosso concelho. Por que não repetir a iniciativa pela Páscoa ou no final do ano lectivo? Aqui fica o desafio.
De resto, estamos em crer que a dinâmica criada se traduzirá pela visita dos alunos com os seus professores por um lado e com os pais e demais familiares, por outro, o que para nós será gratificante.
 
Ilustrações de Poemas de Natal pelos alunos de Artes da Escola Secundária de Estremoz
Trata-se de uma exposição integrada por mais de uma dezena de trabalhos de alunos de Artes, jovens de outro escalão etário, que já dominam técnicas e que têm como elo comum encararem a Arte como uma opção de vida. Estes alunos ilustraram poemas de Afonso Duarte, Américo Durão, António Ferro, António Manuel Couto Viana, António Nobre, Augusto Casimiro, Augusto Gil, Fernando Guedes, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Miguel Torga, Pedro Homem de Melo e Reinaldo Ferreira. E ao fazerem essas ilustrações no espaço físico da sala de aula, deram um exemplo salutar de interdiciplinaridade, ao estabelecerem de acordo com a sua sensibilidade pessoal e com as técnicas que dominam, pontes com as vozes de alguns dos nossos maiores poetas, cada um deles com a sua forma própria e sentida de cantar o Natal.
Esta exposição não teria sido possível sem a colaboração da Professora Marilisa Crespo, que motivou e dinamizou o grupo de jovens alunos com quem trabalha e que aqui nos mostram os resultados dos projectos a que em boa hora meteram mãos e que levaram até ao fim, com resultados surpreendentes.
 
Reproduções de aguarelas de aspectos profanos do Natal Português
Trata-se de trinta reproduções não só de aguarelas como de desenhos polícromos de alguns dos nossos maiores ilustradores, que nos anos 40 e 50 do século passado, produziram originais que os CTT utilizaram na edição de bilhetes postais de Boas Festas, tão ao gosto da época. Trata-se de reproduções de trabalhos de António Cristino da Silva, Frederico George, Isabel Mariares, Jorge Barradas, Laura Costa, Margarida Ottolini Coimbra, Maria Emília Roque Gameiro Martins Barata, Raquel Roque Gameiro Ottolini e Raul de Sousa Machado. A paleta ou os lápis destes ilustradores perpetuaram para a posteridade um certo conceito de Natal Português, patente nestas ilustrações, pautadas por um rigoroso registo etnográfico, por vezes de pendor regionalista. A árvore de Natal, o Pai Natal, as prendas no sapatinho, a ceia de Natal, a queima do madeiro, cantando as Janeiras, etc, são alguns dos registos, de índole maioritariamente profana.
 
Presépios de colecções particulares estremocenses
O ser humano é por natureza um coleccionador. Por razões que por vezes a razão desconhece e por vezes mesmo para além de toda e qualquer razão, coleccionamos coisas. E o resultado pode ser surpreendente, pela profundidade, variedade, riqueza e significado daquilo que recolhemos. E se isto é rigorosamente verdade, independentemente daquilo que coleccionamos, será, naturalmente, verdade, com os presepistas, palavra do léxico gramatical, eventualmente ainda não consignada no Dicionário da Academia.
Os presepistas que agora dão a cara nesta exposição de “ Presépios de colecções particulares estremocenses”, não são, decerto, todos os que existem, mas são aqueles que são conhecidos e que se disponibilizaram a partilhar connosco alguns dos objectos que lhe enchem a alma. Anabela Gomes, Catarina Matos, Estela Barata, Guilhermina Maldonado, Hernâni Matos, Irmãs Flores, Jorge Branco, Luísa Palmela e Maria José Parreira, são os nomes daqueles que por nascimento ou por opção são de Estremoz e que partilham a ciência rara de coleccionar objectos que retratam de uma forma ou de outra o nascimento do Menino-Deus. Presépios têm-nos de várias partes do Mundo. Porém, especial realce é conferido aos presépios de Estremoz, independentemente de terem sido moldados pelas mãos ágeis e criativas dos nossos barristas-bonecreiro(a)s ou das mãos igualmente ágeis e criativas de senhoras que cultivam a arte conventual. Ana Bossa, Catarina Alves, Célia Freitas, Estela Barata, Guilhermina Maldonado, Irmãs Flores, João de Sousa, Liberdade da Conceição, Luísa Palmela, Maria Clara Santos, Ricardo Fonseca, Sabina Santos e Sónia Mateus, são os nomes dos artesãos estremocenses aqui representados e a quem desejamos que nunca se cansem de produzir beleza, tal como desejamos aos presepistas que nunca se cansem de partilhar connosco, o acervo das suas colecções.
O nosso mais sentido reconhecimento vai para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, viabilizaram “O NATAL PORTUGUÊS”. Especial destaque para a Câmara Municipal de Estremoz que com vista a estas exposições e outras que se lhes seguirão, nos apoiou, assumindo o pagamento do fecho das estantes que já possuíamos e onde estão expostos os presépios.
A todos, o nosso -“BEM HAJAM!”.
 
Hernâni Matos
(Presidente da Associação Filatélica Alentejana)
publicado por Estremoz às 18:10

link do post | comentar | favorito
|

Próximos eventos

Igreja de Santo André - H...

Cozinha dos Ganhões em Es...

Exposições - Pintura

Estremoz: EncontrArtes

DE REGRESSO

O Natal Português

Evoramonte é Castelo da P...

No Até Jazz Café até ao f...

Ante-Estreia de Flow em E...

Programação no Até Jazz C...

Oficinas de Introdução â ...

Divulgação Cultural - Res...

S. Martinho com Mico Cama...

Conferência / Debate

Cozinha dos Ganhões

Eventos no Até Jazz Café

Exposição de Ana Sofia Go...

Um pouquinho de Brasil

Mês da Música – Próximas ...

Música no Até Jazz Café

Outubro - Mês da Música

Centenário do Nascimento ...

TradiSons

Pormenores - Jornadas Eur...

Jornadas Europeias do Pat...

Nova exposição

Exposição no Até Jazz Caf...

Artesanato de Roberto Car...

Festa da Malha

José Cartaxo expõe

2º Aniversário Até Jazz C...

Mariza transparente

Saxofones da Casa do Povo...

Mariza Tour 2006

Cantares de Portalegre "O...

Quarteto de Jazz e Bossa ...

Vida em Marte - Exposição

Festas em Santiago

Espectáculo HORTALIER?

Noites de Verão III

E-mail

etz@sapo.pt

Arquivos

Novembro 2009

Outubro 2009

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

favoritos

novo post hoje

MAIS

Intervir Sempre (*)

Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquisar neste blog

 

Regressar a ESTREMOZ - O Futuro é hoje

ESTREMOZ - O Futuro é Hoje

Acessos

www.servicont.com
blogs SAPO